Tipos de trabalho voluntário para fazer no intercâmbio

 

Seja no âmbito pessoal, acadêmico ou profissional, fazer intercâmbio pode trazer ganhos imensuráveis para a sua vida. Mas e quando, além desses ganhos, é possível contribuir para uma causa que você acredita? A boa notícia é que existe um intercâmbio que te proporciona exatamente essa experiência, a partir de diferentes tipos de trabalho voluntário.

O intercâmbio de trabalho voluntário é uma ótima opção para quem deseja aproveitar o seu tempo no exterior para fazer o bem. Como intercambista nesse tipo de programa, você poderá realizar um trabalho que, de alguma forma, exerce impacto positivo na comunidade em que está inserido. Além disso, terá a chance de fazer muitas amizades e praticar um segundo idioma através da convivência com nativos do destino escolhido. Definitivamente, essa é uma experiência transformadora!

Existem vários tipos de trabalho voluntário disponíveis para intercambistas, e cada um é especial de um jeito diferente. Se você se interessa nesse tipo de intercâmbio, mas não sabe qual trabalho mais combina com o seu perfil, este post pode ajudar.

Abaixo, listamos as principais áreas em que você pode voluntariar durante um intercâmbio e para que tipo de pessoa cada uma delas é mais indicada.

 

Tipos de trabalho voluntário no intercâmbio 

 

Trabalho em escolas/creches

 

 

Muitos países ainda possuem um sistema de educação básica precário e sofrem com a falta de profissionais qualificados para dar assistência aos alunos mais carentes. A partir desse programa, você trabalhará em escolas, creches ou projetos que ajudam crianças socialmente desfavorecidas. É possível atuar em diversas frentes, como aula de idiomas, oficinas de artes ou esportes e suporte aos professores nas atividades básicas.

Esse é um dos tipos de trabalho voluntário mais escolhidos por intercambistas. Ele é indicado para quem já tem certo domínio da língua estrangeira, gosta de trabalhar com crianças e acredita que, através da educação, é possível mudar o mundo.

 

Trabalho em asilos e hospitais

 

Assim como a educação, a área da saúde também é fortemente afetada pela falta de recursos em países subdesenvolvidos. Hospitais e asilos são exemplos de locais que sempre precisam de uma “mãozinha” extra para cuidar de seus pacientes. Por isso, intercambistas também são muito bem-vindos para voluntariar nessa área, prestando assistência básica para idosos, pessoas doentes e até mesmo portadores de necessidades especiais.

Esse tipo de trabalho voluntário é mais indicado para estudantes ou profissionais da área da saúde, mas dependendo da atividade executada também pode ser escolhido por quem simplesmente se interessa em promover o bem-estar.

 

 

Trabalhos de preservação da natureza

 

Se você é um amante da natureza em suas mais variadas formas, esse é o tipo de trabalho mais indicado para o seu intercâmbio! A partir dele, você pode atuar em projetos de preservação do meio ambiente ou proteção dos animais. Quando o assunto é fauna e flora, cada país possui suas próprias fragilidades. Portanto, a sua área de atuação vai depender do destino escolhido, mas em geral as atividades consistem em ajudar ONGs em causas ecológicas, no cultivo de plantações ou animais.

 

 

Estágios não-remunerados

 

Por último, existe também a opção de fazer um estágio no exterior em áreas como comunicação social, design, contabilidade e administração. Esses tipos de trabalho voluntário são indicados para estudantes universitários que desejam complementar a sua formação com uma vivência prática trabalhando em um projeto, ONG ou empresa estrangeira. Pode ser um grande diferencial para o seu currículo!

 

 

Por onde começar?

 

Primeiramente, é preciso escolher o destino e o tipo de trabalho que você deseja ter durante o intercâmbio. É possível encontrar programas de trabalho voluntário em vários países ao redor do mundo, mas intercambistas que querem voluntariar geralmente optam por destinos na América do Sul ou África.

O próximo passo é procurar uma agência de intercâmbio confiável, que possui parcerias com ONGs e projetos sociais no país que você escolheu e pode te ajudar a providenciar a documentação necessária, assim como definir aspectos como acomodação, tempo de duração do programa e como se preparar para essa experiência de forma adequada.

O Green Intercâmbio oferece vários programas de intercâmbio e tipos de trabalho voluntário diferentes. Clique no botão abaixo e saiba mais!

 

 

 

14 de dezembro de 2018

Novidades Green

Fique por dentro de todas as novidades do Green e receba as melhores dicas de viagens!