Intercâmbio High School: Confira as 5 dúvidas mais comuns!
Fazer intercâmbio no High School é uma opção muito popular entre jovens que estão no ensino médio e desejam ter uma vivência no exterior. Esse formato de intercâmbio permite que você curse um semestre ou ano letivo da sua formação acadêmica em uma escola do país de sua escolha. Para saber mais sobre como funciona, clique aqui!
Dentre as principais vantagens do intercâmbio no High School está a possibilidade de cursar matérias que são exigidas pelo Ministério da Educação (MEC) e matérias eletivas, além de conciliar o aprendizado do idioma com um enorme amadurecimento e ganho cultural. Durante o intercâmbio, você terá a chance de morar em uma casa de uma família local do destino escolhido ou na própria escola (Boarding School), estudando em uma escola convencional da região e convivendo com jovens nativos.
Dessa forma, o intercâmbio no High School te proporcionará uma imersão completa na comunidade, tanto dentro de casa, como na escola. Com a sua família de acolho (Host Family), você irá entender como funciona a dinâmica de uma casa no exterior, conhecer mais sobre a cultura do país e adquirir amadurecimento e independência – visto que, muitas vezes, terá responsabilidades que antes não tinha no Brasil. Muitos intercambistas ficam tão próximos da sua host family que acabam passando a considera-la como a sua segunda família, voltando para visitar após o término do intercâmbio ou até mesmo a recebendo no Brasil!
Na escola (High School), você poderá estudar matérias como Matemática, Biologia, Geografia, História, etc, como se estivesse estudando em sua escola aqui no Brasil, mas com o diferencial das aulas em outro idioma e em um modelo de ensino mais flexível. No Brasil, a grade curricular é a mesma em todas as escolas e você provavelmente convive com a mesma turma de alunos durante o ano letivo.Já na maioria das escolas estrangeiras, você terá a chance de escolher as matérias que quer cursar!
Isso mesmo, você pode montar a sua própria grade e fazer muitos amigos de diferentes turmas. As escolas no exterior também costumam oferecer aulas eletivas, como fotografia, culinária e esportes que não são tão comuns no Brasil, como baseball, cheerleading e futebol americano – o que tornará a sua rotina muito mais divertida!
Como você pode ver, existem muitos motivos para fazer intercâmbio no High School. Esse tipo de programa proporciona uma vivência única. E o que é melhor: o aprendizado do idioma ocorre de forma natural, visto que você estará em constante contato com a língua falada no país da sua escolha, dentro e fora de casa. Essa imersão pode ser ainda mais eficaz do que aprender através de um curso de idiomas!
Já está convencido de que deseja ter essa experiência única de intercâmbio? Clique aqui e venha planejar o seu com o Green! Basta escolher o destino e tempo de permanência, que nós cuidamos de todo o resto!
Principais dúvidas sobre Intercâmbio no High School
Para que você entenda mais sobre o programa de Intercâmbio no High School do Green, respondemos abaixo as principais perguntas que recebemos dos nossos passageiros. Confira!
1) As host families (famílias de acolho) são voluntárias ou remuneradas?
O Green Intercâmbio somente trabalha com programas High School em que as famílias são remuneradas para receber os estudantes.
2) Quais são os documentos necessários para fazer intercâmbio no High School?
Para fazer o programa High School é necessário que o aluno apresente:
- Histórico escolar dos últimos 3 anos;
- Comprovação de um teste de inglês para verificação de um nível mínimo de fluência no idioma do país de destino;
- Passaporte com validade mínima exigida;
- Visto de estudante;
- Dossiê completo com várias informações sobre o estudante (ficha médica, relação de vacinas, cartas de professores falando sobre o estudante).
3) O que está incluso no valor do programa?
Está incluso o ano ou semestre que o intercambista vai estudar no exterior, acomodação com refeições incluídas, seguro saúde, suporte da organização internacional no destino escolhido, suporte total do Green Intercâmbio antes, durante e depois do programa.
4) E se eu tiver problemas com a minha host family?
Como as famílias são selecionadas pelo programa de High School, elas já estão acostumadas a receber os estudantes estrangeiros e dificilmente vai acontecer um problema que não possa ser resolvido pelo próprio estudante ou com o auxílio de seu coordenador local. Caso o problema seja avaliado como mais sério e não houver outra solução será feita a troca de casa/família.
5) Como funciona a validação do diploma do High School no Brasil?
As notas do aluno serão encaminhados para o Consulado Brasileiro do país de destino do intercâmbio, que cuidará de todo o processo de validação das mesmas. Após receber o documento com as notas validadas, o aluno deve traduzi-las junto a um tradutor juramentado e apresentar este documento à sua escola brasileira, para que seja feita a equivalência das notas e ele possa voltar a estudar no Brasil sem problemas. Caso o aluno tenha concluído o Ensino Médio no exterior, deve apresentar o documento de conclusão à secretaria de educação de sua cidade para ter o seu diploma validado.
Agora que você já sabe todas essas informações sobre Intercâmbio no High School, que tal começar a programar o seu? Conte com o Green Intercâmbio para tornar esse sonho em realidade!