5 motivos para fazer um Intercâmbio High School
Você já deve ter ouvido falar de muitas modalidades de intercâmbio: universidade, cursos de inglês, especializações… mas com certeza um dos programas mais procurados é o intercâmbio High School.
Cursar o ensino médio fora do Brasil é, sem dúvidas, uma das experiências mais engrandecedoras que um jovem pode ter. Por isso, no post de hoje vamos listar alguns benefícios e as dúvidas mais frequentes a respeito dessa escolha.
Razões para fazer um intercâmbio High School
1- Ótima fase para aprender
Claro que nunca é tarde para absorver conhecimento, mas quanto mais jovem você for, mais o cérebro tem facilidade para aprender novos conteúdos. Além disso, na maioria das vezes, alunos de High School não trabalham e, portanto, têm mais tempo livre para estudar. Por isso, aprender ou aperfeiçoar qualquer idioma nessa fase da vida é um ótimo investimento em si mesmo!
2- Amigos ao redor do mundo
Algumas amizades duram a vida toda, não é mesmo? No intercâmbio você irá fazer muitos amigos e se relacionar com pessoas de diversas culturas, e isso é maravilhoso por 2 razões: em primeiro lugar, conhecer pessoas que têm vivências completamente diferentes das nossas nos faz crescer e aumenta muito a bagagem cultural; em segundo, você vai poder visitar amigos em vários países. Já pensou que legal?
3- Descoberta de outros interesses
Outra aspecto muito interessante de fazer um intercâmbio high school é que fora do país você tem a oportunidade de conhecer lados a seu respeito que não conheceria se estivesse no Brasil. Ao sair do país, você lida com situações e atividades que nunca vivenciou antes e, por isso, pode descobrir que tem novos interesses. Sem contar que escolas estrangeiras costumam ter a grade flexível e você pode escolher algumas aulas eletivas de acordo com seus interesses!
Essas descobertas podem mudar todo o seu caminho pela frente, desde a escolha da faculdade até como a maneira que você vê a vida. Contudo, lembre-se: para que isso aconteça você precisa estar aberto às novas experiências. Não adianta ir com a cabeça fechada!
4- Dar um up no seu currículo
Sabemos que a cada dia o mercado de trabalho fica mais exigente. As pessoas estão se especializando mais e é preciso se destacar frente à concorrência. Uma das maneiras de conseguir se sobressair é falando fluentemente uma outra língua.
Por isso, ter feito o ensino médio fora do Brasil é uma ótima maneira de chamar atenção das empresas no processo seletivo. Assim que lerem o seu currículo, as companhias saberão que você tem domínio de outra língua, além de já ter tido contato com a cultura local do país visitado.
5- Desenvolver a auto-estima e confiança
Sabemos que pensar em morar longe da família e dos amigos pode parecer, a príncipio, assustador. Todavia, você vai perceber que essa experiência pode fazer milagres para a sua formação como ser humano. Ao sair da sua zona de conforto, você começará a lidar com diversas situações que precisam de sabedoria e, por isso, amadurecerá muito.
Ademais, perceber que você consegue lidar com essas situações (que a princípio pareciam muito desafiadoras) faz com que você adquira maior confiança e, logo, maior auto estima. Você vai perceber que consegue ser independente, e isso muda a forma como o mundo te enxerga e como você enxerga a si mesmo.
Dúvidas frequentes a respeito do intercâmbio high school
Embora não faltem boas razões para que você decida estudar fora do país, sabemos que o assunto causa muitas dúvidas. Por isso, vamos responder às perguntas mais frequentes.
“As host families (famílias de acolho) são voluntárias ou remuneradas?”
O Green Intercâmbio somente trabalha com programas High School em que as famílias são remuneradas para receber os estudantes.
“Quais são os documentos necessários para fazer intercâmbio no High School?”
Para fazer o programa High School é necessário que o aluno apresente:
- Histórico escolar dos últimos 3 anos.
- Comprovação de um teste de idioma do país de destino para verificação de um nível mínimo de fluência no idioma do país de destino.
- Passaporte com validade mínima exigida.
- Visto de estudante.
- Dossiê completo com várias informações sobre o estudante (ficha médica, relação de vacinas, cartas de professores falando sobre o estudante).
“O que está incluso no valor do programa?”
Está incluso o ano ou semestre letivo que o intercambista vai estudar no exterior, acomodação com refeições incluídas, seguro saúde, suporte da organização internacional no destino escolhido, suporte total do Green Intercâmbio antes, durante e depois do programa.
“E se eu tiver problemas com a minha host family?”
Como as famílias são selecionadas pelo programa de High School, elas já estão acostumadas a receber os estudantes estrangeiros e dificilmente vai acontecer um problema que não possa ser resolvido pelo próprio estudante ou com o auxílio de seu coordenador local. Caso o problema seja avaliado como mais sério e não houver outra solução será feita a troca de casa/família.
“Como funciona a validação do diploma do High School no Brasil?”
As notas do aluno serão encaminhados para o Consulado Brasileiro do país de destino do intercâmbio, que cuidará de todo o seu processo de validação. Após receber o documento com as notas validadas, o aluno deve traduzí-las junto a um tradutor juramentado e apresentar este documento à sua escola brasileira, para que seja feita a equivalência das notas e ele possa voltar a estudar no Brasil sem problemas. Caso o aluno tenha concluído o Ensino Médio no exterior, deve apresentar o documento de conclusão à secretaria de educação de sua cidade para ter o seu diploma validado.
Quer saber mais sobre os programas?
Se você quiser saber mais a respeito do programa High School, fale com o Green Intercâmbio! Com 45 anos em experiências de intercâmbio, temos parceria com escolas em diversos lugares do mundo e, por isso, temos certeza que acharemos um destino perfeito para você.
Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você: