Intercâmbio Estados Unidos: O manual indispensável do viajante!

 

Se você está pensando em fazer intercâmbio nos Estados Unidos, vai gostar de saber que não há destino no mundo que ofereça tantas atividades e opções de lazer como os EUA. Você pode passar anos no país sem realmente conhecê-lo por completo, tal é a sua variedade de estados e culturas.

Para se ter uma ideia, em uma curta viagem pela costa oeste, é possível passar pelas mais populares praias californianas, conhecer o deserto de Nevada, as atrações de Las Vegas e ainda conferir a maravilhosa paisagem do Grand Canyon. Já quem optar pela costa leste americana, em um mesmo dia, pode esquiar em uma montanha e aproveitar as atividades noturnas que uma cidade cosmopolita como Nova York tem a oferecer. Demais, né?

Com uma língua comum aos ouvidos e uma cultura tão conhecida, o estilo de vida americano é uma referência para o intercambista brasileiro, que geralmente tem o país como sua primeira opção. Afinal, os Estados Unidos são culturalmente propagados em tudo que rodeia o estudante. Filmes, música, internet, dinheiro (US$), comida e turismo.

Além disso, o país ainda oferece boas instituições de ensino para intercambistas, hotéis pra todos os bolsos, os melhores locais de compra, restaurantes e bares diversificados, museus clássicos ou temáticos, galerias de arte e cenários de tirar o fôlego.

E aí, ficou com vontade de fazer intercâmbio nos Estados Unidos? Você está no lugar certo! Continue lendo este post para conferir o manual indispensável do viajante nos EUA!

 

Melhores destinos para intercâmbio nos Estados Unidos

 

1. Nova Iorque

 

Não há como não gostar da encantadora e cosmopolita Nova Iorque. Também conhecida como ‘a cidade que nunca dorme’, NY é a mais rica e influente cidade do planeta, que pulsa dinamismo e agito cultural. Suas ruas, praças e edifícios são cenários de dezenas de filmes, fato que confirma sua beleza e versatilidade. A verticalidade de seus arranha-céus, como o Empire State Building, combina perfeitamente com as linhas horizontais da Brooklyn Bridge ou os gramados do Central Park.

Quando o assunto é arte e cultura, a cidade também é tida como uma referência internacional, oferecendo atrações que vão desde os espetaculares musicais da Broadway até a grandiosidade dos seus museus, shows e exposições. A cidade ainda oferece uma vida noturna fantástica, restaurantes deliciosos e um ótimo sistema de transporte público, com linhas de metrô que te levam para todos os lugares de forma rápida e simples. E não podemos esquecer do cartão postal da cidade, a famosa Estátua da Liberdade.

 

 

City Street Photo

 

 

2. Boston

 

Boston é uma das cidades americanas mais antigas e um dos mais importantes centros culturais dos Estados Unidos. Foi fundada pelos ingleses em 1630 e nos dias atuais oferece aos turistas e moradores uma mescla interessante entre modernidade e importância histórica. O seu metrô e jardim botânico, por exemplo, detêm o título de mais antigos do país. Entretanto, a tecnologia e os estudos também contribuem para a fama da cidade.

Lá se encontram algumas das mais renomadas universidades do mundo, como a Universidade de Harvard e o MIT (Massachussetts Institue of Technology) e, juntamente com elas, inúmeros centros de pesquisa e uma agitada comunidade estudantil, que reúne alunos de todas as partes do mundo. Esse clima dá a cidade uma enorme diversidade cultural e oferece ao intercambista a oportunidade de viver em uma cidade repleta de jovens em seus inúmeros bares, restaurantes e lojas.

 

 

Resultado de imagem para boston

 

 

3. Chicago

 

Chicago, também conhecida como a cidade dos ventos, é uma das maiores e mais dinâmicas cidades dos Estados Unidos. Localizada às margens do gigantesco lago Michigan, o local possui uma agradável atmosfera urbana, entre as águas e os arranha-céus. Chicago tem um estilo bem europeu, principalmente no que se refere à população, descendente de diversos países do Velho Mundo.

A gastronomia também reflete essa característica, sendo bem variada, portanto. A Willis Tower (antiga Sears Tower) domina o perfil da cidade, tendo sido por um quarto de século o maior edifício do mundo. Outra coisa que chama a atenção é a íntima história de Chicago com a música, que justifica a grande quantidade de boas casas onde se pode ouvir jazz e blues.

 

 

Photo Of Buildings

 

 

4. Filadélfia

 

A Filadéfia é a primeira e única cidade Patrimônio Mundial nos EUA, que mescla inovação e cultura e oferece aos visitantes uma enorme variedade de experiências cosmopolitas. A cidade, que está convenientemente localizada entre as cidades de Nova Iorque e Washington D.C., abriga pontos turísticos famosos como o Independende Hall (Salão da Independência), o Liberty Bell (Sino da Liberdade) e o National Constitution Center (Centro da Constituição Nacional), locais que ajudam a contar a história do surgimento da nação americana.

Para os amantes de atividades ao ar livre, a Filadélfia oferece o maior sistema de parques urbanos municipais do mundo, sendo a cidade mais verde dos EUA. Além disso,  ainda proporciona que os visitantes tenham experiências ricas em cultura, artes, gastronomia e entretenimento.

 

 

Imagem relacionada

 

 

5. Los Angeles

 

Los Angeles não só é a maior cidade da Califórnia, como também é considerada a capital mundial do entretenimento. Por lá, é possível ter um gostinho do sonho hollywoodiano, visitando a calçada da fama, o Dolby Theathre e até mesmo os estúdios de gravação do seu filme ou série preferida. Veja algumas curiosidades incríveis sobre este destino!

E engana quem pensa que a cidade só agrada os fãs de cinema. Além de Hollywood, LA oferece vários outros locais famosos que irão te surpreender. Você pode andar pelas famosas boutiques de Beverly Hills, aproveitar a praia em Malibu ou Venice Beach e ainda curtir uma vida noturna mais do que animada. O clima descontraído do litoral californiano atrai turistas do mundo todo, e o melhor: diferente de outros estados americanos, as temperaturas em LA são sempre mais amenas e você não precisa se preocupar em morrer de frio por lá.

Além disso, na região metropolitana de Los Angeles, há outro destino bastante popular entre intercambistas: Santa Monica. Banhada pelo Pacífico e com um clima super agradável, a cidade possui inúmeras opções de lazer, a exemplo do seu famoso píer e das praias de tirar o fôlego!

 

 

Resultado de imagem para los angeles

 

 

7. San Diego

 

Poucas cidades podem se gabar de sua localização como San Diego. Espremida entre o deserto, o mar e o México, o local é um oásis, o porto seguro e a porta de entrada para os Estados Unidos, tudo ao mesmo tempo! Sua marina está sempre repleta de veleiros estacionados e barcos indo e vindo de passeios pelo Pacífico. Pesca em alto-mar, mergulho ou um simples banho de sol na praia fazem parte de suas atividades náuticas. Em terra firme, o imenso Balboa Park, o Sea World e o centro histórico, com resquícios da mais antiga colônia espanhola da Califórnia, dividem as atenções dos turistas. O San Diego Zoo, considerado um dos melhores do mundo, também é uma atração de peso.

 

 

Resultado de imagem para san diego la jolla

 

 

Formatos de intercâmbio disponíveis Estados Unidos

 

Os EUA oferecem um amplo leque de possibilidades para intercambistas. Não é à toa que o país é um dos mais buscados entre jovens que desejam embarcar em uma experiência de estudo ou trabalho no exterior.

As opções mais populares de intercâmbio Estados Unidos são:

 

High School – O intercambista tem a chance de morar com uma host family americana e estudar em um High School (Ensino Médio) por um semestre ou ano letivo, estudando matérias da grade escolar dos EUA e convivendo com jovens nativos do destino.

 

Curso de Inglês – O intercambista pode aprender inglês ou melhorar a sua proficiência através de cursos intensivos em instituições de ensino renomadas para intercâmbio nos Estados Unidos. O tempo de duração deste intercâmbio varia de acordo com o seu interesse e disponibilidade, mas o programa exige uma estadia mínima de 2 semanas.

 

Curso de Inglês + Hobby – O intercambista concilia o aprendizado do inglês com outro curso de seu interesse, como esporte, culinária, moda, cinema, dança, história e cultura, entre outras opções.

 

Trabalho Voluntário – O intercambista trabalha de forma voluntária e contribui para alguma causa ou ação social da comunidade em que está inserido. Os trabalhos voluntários geralmente concentram-se em asilos, hospitais, escolas, creches ou áreas de preservação da fauna e flora. Dependendo do destino escolhido, há também a opção de estágio não-remunerado.

 

 

Opções de acomodação para intercâmbio Estados Unidos

 

 

Casa de família – Proporciona ao intercambista a chance de morar na casa de uma família americana do destino de sua escolha. Modalidade indicada para quem quer viver de perto a cultura local e muito comum entre intercambistas que optam pelo programa High School.

 

Residência estudantil – O estudante mora em uma residência estudantil que, muitas vezes, é oferecida pela própria instituição de ensino. As vantagens desse tipo de acomodação são: proximidade ao campus onde as aulas são lecionadas e convivência direta com outros alunos do local.

 

Apartamento  – O estudante mora em um apartamento individual ou tem o seu próprio quarto em um apartamento compartilhado. Acomodação indicada para aqueles que desejam ter mais liberdade e privacidade durante o seu tempo no exterior.

 

 

Por onde começar a planejar o seu intercâmbio Estados Unidos?

 

Escolha o destino e o formato de intercâmbio desejados

 

O primeiro passo é analisar os destinos e decidir aquele que mais combina com você. Algumas coisas a se considerar são: clima, opções de lazer, opções de turismo ao redor da cidade, custo de vida e se aquele destino oferece o tipo de programa de intercâmbio que você deseja fazer. Com isso definido, procure uma agência de intercâmbio para te auxiliar com a escolha da data da viagem, instituição de ensino, tipo de acomodação e compra das passagens.

 

Providencie a documentação necessária

 

Para fazer intercâmbio nos Estados Unidos é necessário ter um passaporte válido e solicitar, juntamente ao Consulado Americano no Brasil, o visto necessário para o programa que você escolheu. O tipo do visto varia de acordo com o tempo de duração e o propósito do seu intercâmbio, mas de toda forma é necessário preencher um formulário online com as suas informações pessoais e comparecer ao consulado para entrevista. Esse processo pode demorar, por isso recomendamos que você comece a olhar tudo com o máximo de antecedência. Além disso, é necessário ainda contratar um seguro saúde (caso isso não esteja incluso no pacote) e providenciar a quantia que você deseja levar em dólar.

 

Prepare-se para a melhor experiência da sua vida!

Uma vez que você já estiver matriculado, com passagens compradas e acomodação e documentos prontos, agora é só ir e aproveitar! O intercâmbio nos Estados Unidos é uma experiência única, por isso, faça valer cada momento e você com certeza voltará ao Brasil com muitos aprendizados e histórias para contar.

 

 

FAÇA INTERCÂMBIO NOS ESTADOS UNIDOS COM O GREEN

 

Conte com a assistência do Green Intercâmbio para montar o seu intercâmbio nos Estados Unidos da forma como você sempre sonhou! Nós te auxiliamos a encontrar o programa e cidade ideal para os seus interesses, realizamos a sua matrícula na instituição de ensino e te instruímos sobre os processos de obtenção de passaporte e visto.

 

Preencha o formulário abaixo para receber o contato do Green e tirar suas dúvidas!


1 de fevereiro de 2019

Novidades Green

Fique por dentro de todas as novidades do Green e receba as melhores dicas de viagens!