Intercâmbio: como funciona e por onde começar?
Fazer intercâmbio é um dos investimentos mais válidos para a sua vida pessoal, acadêmica e profissional. Um programa de intercâmbio oferece a oportunidade ideal para jovens em busca de ter uma experiência morando no exterior que possa, ao mesmo tempo, render boas memórias e acrescentar ganho cultural e linguístico ao seu currículo. Se você tem dúvidas sobre intercâmbio como funciona e por onde começar, está no lugar certo!
No post de hoje, vamos falar sobre o funcionamento do intercâmbio e as principais características de cada programa desse gênero. Como bônus, você ainda poderá conferir algumas dicas de por onde começar a planejar o seu intercâmbio e quais os destinos mais populares entre intercambistas brasileiros. Boa leitura!
Intercâmbio: como funciona cada programa?
Ser intercambista é sinônimo de adquirir domínio de uma segunda língua, vivência de uma nova cultura e a conquista de maior liberdade e amadurecimento. Existem diversas modalidades de intercâmbio, como o intercâmbio High School, voluntário, para trabalhar ou fazer um curso de idiomas. Além disso, existem também várias opções de acomodação para intercambistas, como casa de família, acomodação estudantil ou apartamentos individuais.
A escolha do seu programa de intercâmbio tem muito a ver com a sua idade e a quantidade de tempo que você pretende ficar fora do Brasil. Caso você ainda seja um estudante de ensino médio e deseje ficar um período prolongado no exterior, recomendamos o programa de intercâmbio High School, que pode ter duração de um semestre a um ano. Esse intercâmbio te dá a oportunidade de estudar matérias escolares em uma escola convencional do destino da sua escolha, podendo morar em casa de família e aprender o idioma de forma natural.
Já se você desejar ficar menos tempo no exterior, aproveitando por exemplo as suas férias escolares, fazer intercâmbio de curso de idiomas é a opção mais indicada (com duração flexível de acordo com o seu interesse). Para essa modalidade, você pode tanto ficar em casa de família, quanto acomodação estudantil compartilhada ou apartamento individual. Geralmente, esses programas têm duração miníma de duas semanas e podem ser estendidos para até um semestre.
Já está na faculdade ou no mercado de trabalho? Também existem algumas opções interessantes, como o intercâmbio que concilia trabalho e estudo ou permite que você faça um curso preparatório para algum exame de proficiência.
Lembre-se: fazer um programa de intercâmbio não elimina a possibilidade de um novo intercâmbio no futuro. Na realidade, dois programas distintos podem até mesmo ser complementares. Isso porque, em cada etapa da vida, o intercâmbio tem uma função diferente. Assim, definir a hora certa de fazê-lo depende de que tipo de experiência ou aprendizado você deseja ter.
O que você ganhará com a experiência de intercâmbio?
O simples fato de viver imerso em um país com hábitos e cultura completamente diferentes do seu já proporciona um aprendizado que não se consegue em uma sala de aula. Através dessa experiência, o intercambista terá a chance de sair da sua zona de conforto para conviver com o diferente, conhecer pessoas e, principalmente, abrir a sua mente para coisas novas. Assim, pode-se dizer que o intercâmbio é um programa transformador para qualquer um.
Além disso, o amadurecimento é um resultado natural do convívio com pessoas de outras culturas, do fato de ter que se tornar mais independente da família e amigos e de ter que tomar suas próprias decisões. Outro ponto muito positivo de um programa de intercâmbio é o aperfeiçoamento na fala de um segundo idioma, no qual o intercambista pode se tornar fluente antes mesmo de completar o ensino médio.
Como a maioria dos jovens brasileiros não são fluentes em um segundo idioma, se tornar bilíngue é um grande diferencial para sua carreira profissional, além de possibilitar que o aluno tenha chances de prosseguir os seus estudos em universidades estrangeiras.
Quais os primeiros passos para fazer intercâmbio?
Ao optar por fazer um intercâmbio, a primeira coisa que você precisa fazer é determinar para qual país e cidade gostaria de ir. Após escolher o destino, é hora de pensar na escola em que ele irá estudar durante o seu tempo residindo no exterior. No Green Intercâmbio, oferecemos diversas opções de escola parceiras em cada local. Assim, o aluno tem a liberdade de escolher onde irá estudar de acordo com o seu perfil e preferências individuais.
A partir dessa decisão, o Green Intercâmbio já começa a definir os documentos necessários para viabilizar o intercâmbio do aluno, como visto, matrícula na instituição de ensino e escolha da host family/acomodação estudantil.
Destinos Recomendados para Intercambistas
- Canadá
- Estados Unidos
- Austrália
- Nova Zelândia
- Irlanda
- Inglaterra
- Espanha
- Alemanha
- França
É importante mencionar que, dentro dos países listados acima, o intercambista tem a liberdade de escolher a cidade em que irá residir de acordo com as opções disponíveis no período desejado. Isso é interessante pois, como cada cidade apresenta um perfil diferente, você poderá escolher a que mais tem a ver com a sua personalidade e gostos. E isso fará com que a sua experiência de intercâmbio seja ainda mais divertida!
Com quanto tempo de antecedência você deve planejar o seu intercâmbio?
A resposta é o quanto antes! Assim que se decidir ser um intercambista, você já deve entrar em contato com um de nossos consultores. Como cada programa de intercâmbio exige uma série de documentações diferente, deixar para a última hora pode comprometer o seu sonho de estudar fora!
No Green Intercâmbio é assim, nós cuidamos de tudo, para que o seu trabalho seja apenas curtir muito essa oportunidade única e inesquecível!