Tudo que você precisa saber para fazer intercâmbio e trabalhar fora
O intercâmbio de trabalho no exterior é uma opção muito procurada entre jovens que desejam vivenciar uma nova cultura ao mesmo tempo em que juntam um dinheirinho para viajar ou se manter durante a estadia no país escolhido. Devido a sua popularidade, existem inúmeros destinos e tipos de empregos disponíveis para aqueles que optam por fazer intercâmbio e trabalhar fora simultâneamente.
Não tem certeza se fazer intercâmbio e trabalhar ao mesmo tempo é a opção ideal para te atender? Você está no lugar certo para decidir! Abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre esse formato de intercâmbio, suas principais características e para quem é indicado.
Agora, se esse não é o seu caso e você já está certo que quer fazer um intercâmbio de trabalho, indicamos que vá direto para a última seção do texto, para saber quais os próximos passos para tornar esse sonho em realidade. Você vai ver que o processo é muito mais simples do que pensa!
Fazer intercâmbio e trabalhar ao mesmo tempo: Para quem é indicado?
Todo intercâmbio é uma ótima oportunidade para conquistar mais independência e liberdade. Afinal, durante a sua estadia no exterior, você estará por conta própria e terá responsabilidades que, muitas vezes, nunca teve antes. E estamos falando de muito mais do que apenas lavar louça, banheiro e arrumar a casa.
Para a maioria dos jovens intercambistas, essa será a primeira vez morando sozinho, e isso por si só já é um grande aprendizado. Além das tarefas domésticas, durante o programa, você também precisará adquirir uma maior consciência financeira. Isto é: saber administrar o seu dinheiro de forma que possa fazer tudo aquilo que deseja, sem que falte para pagar as contas no fim do mês.
Visto que, muitas vezes, o intercambista possui fundos limitados durante o seu programa, trabalhar no exterior pode te dar uma maior flexibilidade para fazer as compras ou viagens que deseja, sem ter que se preocupar em gastar toda a sua reserva para se manter por lá. Por isso, esse modelo de intercâmbio é indicado para aqueles que estão dispostos a trabalhar duro para juntar uma graninha extra, que pode ser muito bem-vinda e te dar uma maior liberdade morando fora.
Além do dinheiro, o que mais essa experiência pode me acrescentar?
Fora a contribuição para que o intercambista adquira maior consciência financeira e o dinheiro extra, a experiência de trabalho no exterior também pode trazer um enorme aprendizado. Muitas pessoas questionam que trabalhar com serviços, como em restaurantes, bares ou lojas, não vai acrescentar nada em sua formação pessoal. Mas a verdade é que essas experiências têm muito a ensinar!
Primeiramente, por você estar em outro país, trabalhar com serviços desse tipo é a melhor forma de interagir com locais, aprender sobre a cultura do destino escolhido e estar inserido em um ambiente que vai te estimular constantemente a falar o idioma local e aprimorar suas habilidades em uma segunda língua! Isso, sem contar que o intercambista terá a chance de trabalhar com algo que provavelmente nunca faria no Brasil. Assim, além de uma experiência única, ela vai te ajudar a enxergar o valor de alguns tipos de trabalho que, para os brasileiros, são vistos como “desvalorizados”.
Portanto, se você está em busca de um programa de intercâmbio que vai contribuir para te apresentar um novo estilo de vida, proporcionar maior independência pessoal e financeira, e a chance de vivenciar a cultura como um local, este formato é o ideal para você!
Opções de intercâmbio de trabalho com o Green
O Green oferece um formato de intercâmbio que contempla trabalho e estudo em um mesmo programa. Se você está interessado em fazer intercâmbio e trabalhar fora, esta é a opção ideal para te atender, pois associa o estudo e aperfeiçoamento da língua inglesa ao trabalho remunerado.
Dentro dessa modalidade de intercâmbio, oferecemos programas no Canadá, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia. Confira um pouco sobre cada um deles abaixo:
Canadá
Programa de intercâmbio feito em parceria com o Greystone College, que fica localizado nas cidades de Vancouver e Toronto, no Canadá – clique aqui para saber mais sobre as cidades. Ele é oferecido durante todo o ano, e a sua duração depende da disponibilidade do intercambista, podendo ir de 6 meses a dois anos.
Irlanda
Para quem se interessar em fazer o seu intercâmbio na Irlanda, o Green também oferece programa que permite que o aluno concile trabalho e estudo do inglês na cidade de Dublin. Para poder trabalhar no país, você deve estar matriculado em um curso de inglês de no mínimo 6 meses – com possibilidade de extenção dentro da sua disponibilidade.
Austrália e Nova Zelândia
Já para aqueles que desejam vivenciar a cultura australiana ou neozelandesa, o Green também oferece a possibilidade de estudar inglês e trabalhar em ambos os países. Os interessados devem estar matriculados em um curso de inglês com duração miníma de 3 meses.
Ficou interessado?
Fale com os nossos consultores para mais informações sobre os programas disponíveis e comece a planejar o seu intercâmbio agora mesmo! Iremos te instruir sobre toda a documentação necessária para se matricular na instituição de ensino e possibilidade de trabalhar legalmente no país de sua escolha.
Quero fazer intercâmbio e trabalhar