9 dicas para se preparar e fazer o seu intercâmbio valer a pena!
Ao contrário do que alguns pensam, a preparação para um intercâmbio vai muito além de escolher o destino, providenciar os documentos, emitir as passagens e escolher a acomodação. Ir de intercâmbio também significa estar disposto e emocionalmente preparado para embarcar nessa aventura tão empolgante e desafiadora. Afinal, durante o seu tempo fora, você terá uma experiência diferente de tudo aquilo que está acostumado no Brasil!
E para aproveitar o seu tempo e fazer cada minuto do intercâmbio valer, essa preparação deve acontecer o quanto antes. Por isso, separamos abaixo algumas dicas valiosas sobre os “bastidores” de morar fora, vindas diretamente de ex-intercambistas do Green Intercâmbio. Se você está planejando ir de intercâmbio, essas dicas com certeza irão te ajudar a saber como se preparar e o que esperar do seu tempo no exterior. Confira!
Dicas de intercâmbio: como se preparar?
1) Pesquise sobre o destino e faça contatos antes mesmo de chegar
A internet e as redes sociais proporcionam aos intercambistas um mundo de possibilidades. Ao decidir o destino do seu intercâmbio, você pode usar a internet para aprender TUDO sobre o local. Portanto, use e abuse desse recurso! Pesquise sobre a área em que você vai morar, sobre a sua escola e a infraestrutura que ela oferece, entenda como funciona o transporte público na cidade, e quais os principais lugares que você quer conhecer por lá.
Se você for ficar em casa de família, tente estabelecer contato com eles via Skype ou redes sociais, assim você poderá conhecê-los melhor e criar mais intimidade antes mesmo da sua chegada. Além disso, tente fazer contato com outros brasileiros que estão morando no mesmo destino – entrar em grupos no Facebook é uma ótima ideia – aproveite esse contato para pegar dicas que só quem já está lá pode te dar.
2) Vá de cabeça aberta para viver novas experiências
Um dos principais motivos que levam as pessoas a fazerem intercâmbio é vivenciar uma cultura diferente. No entanto, para que essa experiência seja ainda mais enriquecedora, a nossa dica é que você já embarque nessa jornada com a mente aberta e espiríto livre.
Esteja disposto a sair da sua zona de conforto, se inserir na cultura local e viver momentos que dificilmente teria a chance de viver no Brasil. Esse mindset tornará o seu intercâmbio único. Você, com certeza, vai voltar enxergando o mundo de uma maneira completamente diferente!
3) Tente se desconectar ao máximo do Brasil
Sair de casa para explorar um novo país e uma nova cultura é uma ideia tentadora – mas existe também momentos em que a saudade aperta. Ter saudade da sua família, amigos, comidas preferidas, e do clima do Brasil é completamente normal durante um intercâmbio. O que muda é a maneira como você escolhe lidar com essa saudade.
Alguns intercambistas acabam tendo dificuldade de fazer amizades e aproveitar o seu tempo fora, justamente por não conseguirem se desconectar do Brasil. Mas para fazer o investimento valer, a nossa dica é que desconecte-se ao máximo do que está acontecendo no Brasil. Tente manter o seu foco na sua vida de intercambista e nas atividades que fazem parte dela. Você vai ver como o intercâmbio passa rápido e, ao voltar para o Brasil, tudo vai estar da maneira como você deixou. Não há com o que se preocupar!
4) Deixe a timidez de lado e faça muitas amizades
“O que torna o intercâmbio especial não é o lugar, mas sim as pessoas”
É muito comum ouvir essa frase de ex intercambistas. Em outras palavras, mesmo se você estiver indo morar no país ou cidade dos seus sonhos, as companhias que você tiver durante o intercâmbio serão determinantes para que você se divirta. Portanto, empenhe-se na ideia de fazer muitos amigos.
Você vai ver que, se estiver realmente aberto para conhecer pessoas, fazer amizade irá se tornar algo fácil. Mesmo em um país onde as pessoas são mais fechadas, aos poucos você vai construindo relações incríveis com aqueles ao seu redor. Sem contar que, é claro, existe sempre a alternativa de fazer amizade com outros intercambistas.
Como eles também estarão longe de casa e abertos para conhecer pessoas e culturas, os intercambistas acabam ficando muito próximos uns dos outros e se tornando quase uma família. E o que é melhor: fazer amizade com eles significa poder aprender mais sobre a cultura de vários países em um mesmo intercâmbio!
5) Participe de grupos e atividades extracurriculares
Essa também é uma dica valiosa, principalmente para aqueles que são mais tímidos. Participar de grupos e atividades extracurriculares é uma ótima forma de se inserir na comunidade, conhecer pessoas e fazer amigos. Além de servir como uma distração e algo para fazer além das aulas.
Se você acha que não tem nenhuma aptidão para entrar em um grupo, fique despreocupado. No exterior, é comum que existam grupos para TUDO. Fotografia, artes, culinária, política, estudos, viagens, esportes, religião, profissões, e daí por diante. Com certeza você vai achar um que tenha a ver com você!
6) Viaje sempre que possível
Uma grande vantagem de fazer intercâmbio é que, como você estará morando em um país estrangeiro por um longo período de tempo, pode conhecer esse país (e até mesmo os países vizinhos) de uma ponta a outra. Mesmo tendo que estudar durante o seu tempo no exterior, como maior de idade, é possível organizar viagens nos feriados e fins de semana.
Portanto, faça uma pesquisa sobre os lugares interessantes de visitar perto da cidade onde você ficará hospedado. Converse com os seus amigos locais e pergunte onde eles acham que você deve ir. Daí, faça um roteiro que seja coerente com o seu orçamento. É possível, sim, fazer viagens baratas no exterior. Então, aproveite o seu tempo para conhecer o máximo de lugares. Junte um grupo de amigos e vá explorar!
Se você ainda for menor de idade durante o seu intercâmbio, precisará de uma documentação especial para viajar. Essa documentação geralmente consiste em cartas de autorização assinadas tanto por sua família hospedeira, como pelos seus pais brasileiros. No entanto, os requirimentos podem variar dependendo do formato ou destino do seu intercâmbio. Dessa forma, caso seja de seu interesse viajar, procure se informar sobre o assunto junto à equipe do Green!
7) Tenha responsabilidade e consciência financeira
Para muitos, o intercâmbio é a primeira experiência morando fora da casa dos pais e administrando o próprio dinheiro. Por isso, essa também é uma oportunidade de muito crescimento e amadurecimento pessoal. Mas é aquele ditado, a independência também traz grandes responsabilidades.
Não se deixe levar por todas as tentações e novidades a que você estará exposto (serão muitas). Tenha consciência financeira e trabalhe com prioridades, para que você não passe nenhum sufoco por falta de dinheiro durante a sua estadia no exterior.
8) Explore ao máximo a cultura local
Já falamos, mas vale reforçar: ir de intercâmbio é a oportunidade ideal para conhecer uma nova cultura. Te garantimos que o ganho cultural nessa fase da sua vida será imensurável. Mas isso também depende um pouco de você. Por isso, explore ao máximo a cultura da cidade e do país em que você irá morar, participando de todas as tradições e festas típicas e vivendo como um verdadeiro local.
Se você estiver indo para os Estados Unidos, por exemplo, terá a chance de conhecer feriados típicos do país, como o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) e o 4th of July (Independência Americana). Se estiver indo para a Alemanha, poderá participar do Oktober Fest, festa tracidional do país, e assim por diante. Essas experiências serão memoráveis e diferentes de tudo que você já viveu no Brasil!
9) Complemente o aprendizado da língua com a sua vivência no exterior
Outro grande fator que incentiva as pessoas a fazerem intercâmbio é o aprendizado de um segundo idioma. Como você estará inserido na rotina de um país que fala outra língua, o aprendizado acontecerá não só durante as aulas, como também de forma natural. E a verdade é que quanto maior for a sua exposição ao idioma, mais você irá fortalecer a sua fluência e o que foi aprendido em sala de aula.
Por isso, pratique a sua conversação ao máximo, faça amizades com locais e tente evitar de falar português durante o intercâmbio. Você vai ver como essas práticas podem facilitar (e muito) o aprendizado.
Coloque essas dicas em prática e embarque nessa experiência que vai mudar a sua vida! E se precisar de suporte com o planejamento do seu intercâmbio, conte com o auxílio do Green Intercâmbio.
Oferecemos programas com durações e objetivos variados, para todos os destinos. Quer saber mais?