Curso de francês no exterior: quanto custa e como funciona?
Você sonha em ser fluente em francês, mas nunca conseguiu alcançar esse objetivo? Fazer um curso de francês no exterior pode ser a solução! Existem diversos programas e destinos disponíveis para quem deseja melhorar ou até mesmo aprender a falar o idioma do zero.
Além de ser muito sonoro, o francês é uma língua extremamente importante na comunicação global. Para se ter uma ideia, são mais de 220 milhões de pessoas falando francês nos cinco continentes. Sem contar que o idioma é amplamente utilizado pelas principais organizações internacionais, a exemplo das Nações Unidas e UNESCO.
Portanto, ao fazer um curso de francês no exterior, você terá a chance de aprender uma das línguas mais valorizadas no mundo de forma rápida e muito divertida. Afinal, você estará morando em algum destino incrível da França ou da região de Quebec, no Canadá – que são os dois países mais procurados por quem deseja aprender francês.
Ficou interessado? Abaixo, você confere as principais informações que precisa saber para fazer um curso de francês no exterior!
Como funciona o curso de francês no exterior?
O curso de francês no exterior é oferecido durante todo o ano e tem duração miníma de duas semanas. Não existe duração máxima – o tempo do curso é definido de acordo com o seu interesse, podendo se prolongar até mesmo por um semestre ou por um ano.
Se você for estudar na França por até 90 dias, não precisa solicitar nenhum tipo de visto antes do embarque. Quando esse é o caso, você entra na França como turista, permitido ficar na França até 03 meses,parte do acordo diplomático entre Brasil/França. No entanto, caso o seu interesse seja estudar por mais de 90 dias, você deve solicitar um visto de estudante junto ao Consulado da França quando ainda estiver no Brasil.
Se você for estudar no Canadá, deve solicitar o seu visto junto ao Consulado Canadense do Brasil com antecedência. Para programas com duração igual ou inferior a 24 semanas, o consulado irá emitir um visto de turista para você. Caso você queira ficar mais tempo que isso, terá que aplicar para um visto de estudante.
Ao chegar no destino de sua escolha, você terá que fazer uma avaliação para definir em que turma deve ser colocado. Ao final do curso, é possível aplicar para os certificados DELF e DALF correspondentes ao seu nível de fluência.
Principais destinos para aprender francês no exterior
Os alunos que optam por fazer esse tipo de programa devem procurar uma agência de intercâmbio para analisar as opções de destino e acomodação disponíveis e escolher aquela que mais atende às suas necessidades.
Em geral, as cidades mais populares para esse tipo de intercâmbio são:
França – Paris, Nice, Montpellier, Lion, Bordeaux, Biarritiz
Canadá – Quebec e Montreal
A acomodação, por sua vez, pode ser feita em residência estudantil (para aqueles que desejam mais privacidade) ou casa de família (para quem deseja vivenciar a cultura local de forma mais próxima).
Estude francês no exterior com o Green Intercâmbio!
Somos uma agência com 45 anos de tradição no mercado e programas de intercâmbio acessíveis para atender a todos os destinos e interesses.
Quer saber mais? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você