7 cuidados que você precisa ter ao planejar um intercâmbio
Morar um tempo fora do Brasil é uma ideia tentadora, mas que também pode gerar algumas dúvidas e inseguranças. É por isso que, ao planejar um intercâmbio, é necessário ter vários cuidados e preocupações. São tantos detalhes que é comum ficar confuso quanto a tudo que você precisa fazer antes de embarcar na experiência dos seus sonhos.
Pensando em te ajudar com o planejamento do seu intercâmbio, listamos abaixo os principais cuidados que você deve ter, do momento que decidir fazer um intercâmbio, até o momento do embarque. Esperamos que essas dicas tornem o processo mais simples e tranquilo para você!
Principais cuidados necessários ao planejar um intercâmbio
1) Converse com a sua família sobre a possibilidade da viagem
A primeira coisa a se fazer ao decidir que quer ir de intercâmbio é conversar com a sua família sobre a ideia. Se você ainda for menor de idade ou financeiramente dependente dos seus pais, ter o apoio deles desde o início do processo é essencial para tirar a ideia do papel.
Algumas famílias tendem a ser mais receptivas ao intercâmbio, caso esse não seja o caso da sua, tente trabalhar a ideia com eles aos poucos. Explique o impacto que um intercâmbio pode ter na sua vida não só pessoal, como estudantil e profissional. Faça com que os seus pais entendam como essa experiência pode agregar valor ao seu currículo e te trazer um enorme aprendizado e ganho cultural. Existem muitos argumentos válidos para convencê-los de que esse é um dos investimentos mais importantes que eles podem te proporcionar!
2) Certifique-se que tudo esteja em ordem com o seu trabalho/escola no Brasil
Tendo o apoio dos seus familiares, o próximo passo é assegurar que o seu intercâmbio não vá prejudicar as suas atividades no Brasil. Se você ainda for estudante, converse com a sua escola e entenda qual a política que eles adotam quanto ao intercâmbio.
Caso o seu interesse for o intercâmbio de High School, procure saber quanto tempo você pode ficar fora sem comprometer o seu ano letivo no Brasil. Algumas escolas não reconhecem o histórico escolar estrangeiro, mas para muitos jovens isso não é um impedimento de fazer intercâmbio. Afinal, o ganho que essa experiência te proporciona pode valer muito mais do que o tempinho a mais que você vai precisar ficar na escola após o seu retorno.
Se você já estiver trabalhando, a opção mais viável é o intercâmbio de férias, que pode ser um curso de línguas de curta duração no destino da sua escolha. Nesse caso, antes de marcar o seu intercâmbio, a recomendação é que você converse com o seu chefe e entenda qual a melhor época de tirar férias. Procure saber quanto tempo você pode ficar fora e, caso seja do seu interesse, tente negociar uma extenção desse tempo explicando ao seu chefe como essa experiência pode agregar valor a você profissionalmente.
3) Faça um planejamento financeiro
Uma vez que você já tenha definido qual a melhor época de viajar, quanto tempo você poderá ficar no exterior e qual o formato de intercâmbio desejado, você já pode pesquisar quanto de dinheiro precisa economizar para fazer esse sonho acontecer. Faça um planejamento financeiro a longo prazo, para que você tenha condições de ir juntando o dinheiro aos poucos e, quando chegar a hora de viajar, você já esteja completamente amparado financeiramente!
Uma boa dica é acompanhar constantemente o preço do câmbio do país que você estiver indo. Se você se deparar com um câmbio baixo, mesmo que muito antes da data da viagem, aproveite para comprar pelo menos um pouco da quantia que você pretende levar. Você pode economizar muito fazendo isso!
4) Pesquise bem sobre o destino do seu intercâmbio
Essa é uma etapa fundamental do planejamento do seu intercâmbio. A internet possibilita que você saiba tudo sobre o destino do seu programa, antes mesmo de chegar lá. Ter esse conhecimento prévio é necessário para que você não seja pego de surpresa e já saiba, ainda que de forma básica, como funciona a dinâmica no país escolhido e quais os principais aspectos de sua cultura local.
Outra forma interessante de fazer isso é buscar por grupos de intercambistas da cidade em que você irá morar nas redes sociais. Ouvir as experiências de pessoas que já estão vivendo uma situação que será similar a sua pode ajudar muito na sua preparação para o intercâmbio!
5) Fale e entenda o básico do idioma local
Ainda que o objetivo do seu intercâmbio seja justamente aprimorar a sua fluência em algum idioma, falar e entender o básico do mesmo pode ajudar muito na sua adaptação quando chegar ao destino. A falta de um conhecimento básico pode tornar coisas simples do seu dia a dia, como comprar um café ou pedir direções, muito mais complicadas.
E a vantagem de se planejar para um intercâmbio com antecedência é que te dá tempo para se programar com mais calma e aprender o básico do idioma local. Hoje, é possível fazer isso até mesmo por meio de aplicativos para smartphone!
–
6) Providencie a documentação necessária/seguro de viagem
Cada país exige um tipo de documentação diferente para intercambistas brasileiros. Com a assistência de uma agência de intercâmbio confiável, você pode se informar sobre todos os documentos necessários para a sua viagem. Passaporte, visto de estudante e autorização dos pais (em caso de menores de idade) são alguns exemplos de documentos a serem providenciados com antecedência. Dependendo do programa escolhido, a instituição de ensino também pode pedir o seu histórico escolar com tradução juramentada ou um exame de proficiência comprovando certo nível de fluência no idioma local.
Além disso, vale ressaltar a importância da contratação de um bom seguro de viagem, para garantir que você esteja amparado caso precise de qualquer tipo de assistência durante a viagem. Saiba mais sobre isso aqui!
7) Conheça as leis do país
Assim como diferenças culturais, cada país também tem as suas próprias leis. Entender e respeitar os costumes e a legislação do seu país de destino é essencial para que você seja bem recebido por sua população. Afinal, parte da experiência do intercambista está no fato de poder vivenciar uma experiência que amplie sua visão de mundo e, ao mesmo tempo, o faça entender que as coisas funcionam diferentes em lugares diferentes.
Por isso, fique por dentro de como as coisas funcionam no seu país de destino e, em caso de emergências, saiba a quem recorrer!
Planeje o seu intercâmbio com quem mais entende do assunto!
Com mais de 45 anos de experiência no ramo, o Green Intercâmbio é o parceiro ideal para te ajudar a planejar um intercâmbio. Nossa equipe está pronta para te dar suporte em todas as etapas do planejamento do seu intercâmbio, desde a escolha do destino e do programa de sua preferência, até a compra das passagens, contratação do seguro saúde e matrícula na instituição de ensino.
Que tal marcar uma conversa com a nossa equipe para saber mais informações?