Como aprender francês viajando?
Viajar, especialmente quando se trata de um intercâmbio, é a melhor forma de aprender outra língua. Esse tipo de experiência proporciona um aprendizado mais natural e rápido do que, por exemplo, fazer um curso de idiomas no Brasil. Muito se fala de destinos e programas de intercâmbio voltados para aqueles que querem falar inglês, mas e quando o seu objetivo é aprender francês?
Apesar do francês não ser o idioma oficial de muitos países, existem várias opções de intercâmbio disponíveis para quem quer aprender ou aperfeiçoar a fluência neste idioma. Basta escolher o destino e o programa certos para você, e voilà – tudo pronto para começar a planejar a viagem da sua vida!
A seguir, listamos a seguir os principais países e formatos de intercâmbio destinados a quem quer aprender francês.
Como aprender francês viajando/no intercâmbio?
Melhores destinos
Canadá – Muitas pessoas não sabem, mas há sim como aprender francês no Canadá. O Quebec, maior província do país, foi colonizado pela França e possui cerca de 80% dos seus habitantes praticando o francês como primeira língua. A cidade mais popular entre intercambistas é a capital Montreal, que possui a segunda maior população que fala francês do mundo, perdendo apenas para Paris. Repleta de universidades, Montreal também é tida como referência em educação na América do Norte e considerada a capital do bilinguismo, uma vez que seus moradores trocam do francês para o inglês com uma facilidade impressionante, e com perfeito domínio dos dois idiomas!
França – Por ser o berço do idioma, a França é a opção mais escolhida entre intercambistas que querem aprender francês. Localizada no coração da Europa, é um país repleto de cultura, história, belezas naturais e MUITO charme! Do norte ao sul, é possível encontrar paisagens de tirar o fôlego, cafés e restaurantes com gastronomia de primeira categoria e instituições de ensino renomadas. As cidades mais procuradas entre intercambistas são: Paris, Nice, Bordeaux e Biarritz.
Tipos de programa
Curso intensivo de francês – Uma vez que você escolher o destino do seu intercâmbio, procure saber as instituições de ensino que oferecem curso intensivo de francês para estrangeiros na cidade. A duração do curso é definida de acordo com a sua disponibilidade, podendo variar entre semanas até um semestre ou ano letivo.
Cursos de idioma + adicional – Para complementar as aulas de francês, há também a possibilidade de fazer cursos adicionais como culinária, cultura ou fotografia. Essa é uma opção interessante para quem acredita que pode reforçar o seu aprendizado com vivências práticas durante o intercâmbio ou quem tem interesse em aproveitar essa experiência para desenvolver outras habilidades. A oferta de cursos adicionais varia de acordo com o destino e a instituição de ensino escolhida pelo intercambista.
Não se esqueça, para que o seu aprendizado seja ainda maior, tente praticar o máximo possível no dia a dia do seu intercâmbio. Algumas dicas são fazer amizades com nativos do destino e incluir na rotina atividades como ler livros em francês, ir ao cinema ou teatro.
Que tal começar a planejar o seu intercâmbio agora mesmo?
Conte com a assistência do Green Intercâmbio! Somos uma agência com mais de 45 anos de experiência no ramo, e oferecemos programas completos para pessoas interessadas em aprender francês, seja na França ou no Canadá.
Preencha o formulário abaixo para receber o contato do Green e tirar suas dúvidas!